Edição de 02/08/2024

Sexta, 2 de Agosto.

Ontem fui acusado de sugerir repetidamente pautas sobre o Japão. Mas o que posso fazer se eles estão tirando mais ouro do Brasil nas Olimpíadas de 2024 do que Portugal quando éramos colônia? Caso você esteja indignado e curioso também, dissequei esse mistério para nós. Bora!

📰 Nesta edição: Amazon faz recall gigantesco de produtos com defeito, o endividamento das famílias diminui, como a geração Z escolhe destinos turísticos e muito mais. Bora sextar bem atualizado com o Zat!

Para refletir

Qual é a importância do perdão em sua vida?

Para refletir

R$ 5,73

+1,40%

💵 Dólar

R$ 371.511

+1,05%

🪙 Bitcoin

127.395

-0,20%

📊 Ibov

🕑 Tempo de leitura da edição: 5min58s

CARRASCO NOS JOGOS

Por que o Japão vai tão bem nas Olimpíadas?

Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Japão tem se destacado como um "carrasco" para os atletas brasileiros, inspirando brincadeiras e memes nas redes sociais.

No futebol feminino, o Japão venceu o Brasil com um gol nos acréscimos. No judô, Rafaela Silva perdeu a disputa do bronze para uma judoca japonesa. No skate, Rayssa Leal ficou com o bronze, atrás de duas japonesas – lembrando que, nas Olimpíadas de 2020, o ouro e o bronze foram para japonesas.

O sucesso japonês é resultado de décadas de investimento e uma cultura que valoriza o esporte desde a escola:

  • Educação física: desde os Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, o Japão tem promovido a cultura esportiva, com educação física levada a sério no currículo escolar e eventos anuais, conhecidos como undokai, que incentivam a participação de todos os alunos.

  • Empresas corporativas: grandes empresas japonesas criaram clubes esportivos internos, que treinam atletas e promovem competições, ajudando a desenvolver talentos.

  • Incentivos governamentais: o governo japonês possui programas robustos como o "projeto de melhoria da capacidade esportiva", oferecendo recursos para treinamento e participação em competições internacionais. Além disso, há benefícios fiscais para o setor privado investir em esportes.

Basicamente, estratégias bem planejadas, pensadas a longo prazo e executadas ao longo de décadas resultam numa cultura esportiva sólida que continua a produzir atletas de alto nível.

Elementos marcantes da cultura japonesa, como o perfeccionismo e a disciplina, também têm seu papel.

No Japão, há um forte foco na qualidade e na excelência, visível em práticas como o kaizen, que pode ser traduzido como “melhoria contínua”. O conceito de kaizen é integrado em processos de gestão para aumentar a eficiência e qualidade em diversas áreas no Japão e em outros países asiáticos inclusive na China, que também vem se destacando no quadro de medalhas.

Panorama 🌎

💼 Institutos ameaçam parar.
Com um ano e meio de gestão, o governo Lula enfrenta ameaças de greves em série. A mobilização de servidores do Ibama e Anvisa preocupa, pois pode prejudicar o combate ao desmatamento e o abastecimento de medicamentos.

🗳️ Venezuela: prazo se esgota e CNE não divulga total dos votos.
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela não divulgou o resultado das eleições dentro do prazo de 72 horas, aumentando dúvidas sobre a transparência da reeleição de Nicolás Maduro. O Brasil assumiu a representação diplomática da Argentina e do Peru em Caracas, garantindo a proteção dos oposicionistas abrigados nas embaixadas.

📜 Vinte e três anos depois do atentado.
O Departamento de Defesa dos EUA anunciou um acordo com três homens acusados pelo atentado de 11 de Setembro, encerrando um processo que se arrasta há mais de 12 anos em Guantánamo. Khalid Shaikh Mohammed, Walid Bin Attash e Mustafa al Hawsawi aceitaram admitir culpa por conspiração em troca de prisão perpétua, evitando a pena de morte. Os detalhes ainda não foram divulgados pelo Pentágono.

🗞️ A Rússia libertou Evan Gershkovich, repórter do The Wall Street Journal, em uma troca de prisioneiros envolvendo 26 pessoas e sete países. A negociação, considerada a maior desde a Guerra Fria, foi realizada em Ancara, capital da Turquia, e envolveu meses de diplomacia.

Foto da Semana 📸

Foto: Jérôme Brouillet (Olympics/Divulgação)

🏄‍♂️ Gabriel Medina comemora ao garantir classificação às quartas de final do surfe na Olimpíada de Paris. Clique de Jérôme Brouillet, fotógrafo da agência de notícias AFP, viralizou nas redes.

FINANÇAS EM DIA

Endividamento dos brasileiros cai pela primeira vez desde fevereiro

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Em julho, o endividamento das famílias brasileiras caiu para 78,5%, uma redução de 0,3 ponto percentual em comparação com junho.

Apesar da queda, o índice ainda é maior que o do ano passado, de 78,1%.

A pesquisa da CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, revela que o cartão de crédito é o principal responsável pelas dívidas, representando 86% dos devedores. Depois vem o financiamento imobiliário, com 9,1%.

Endividamento refere-se à situação em que se possui compromissos financeiros, com os pagamentos realizados conforme acordado. Já a inadimplência caracteriza-se pela incapacidade de honrar esses compromissos dentro dos prazos estipulados.

A inadimplência ficou estável em 28,8%, mas, de acordo com analistas, pode subir para 29,5% até o final do ano.

No Rio Grande do Sul, o endividamento atingiu 91,2% devido às enchentes.

ASSUNTO
PARA O ALMOÇO 💬

Você prefere viajar para lugares mais turísticos ou prefere destinos menos conhecidos?

65% dos viajantes das gerações Z e dos millennials preferem viajar para lugares menos turísticos em vez de destinos superpopulares.

É o que revela uma pesquisa que entrevistou 7.500 adultos de 25 países, incluindo Brasil, EUA, França e Japão. As respostas também revelaram um papel crucial das redes sociais nessa mudança: um a cada três entrevistados usa o Instagram para escolher seus destinos de viagem.

Além de mostrar muitas opções de destinos possíveis, as redes têm disseminado termos como “turistificação” e “gentrificação”, destacando as desvantagens de explorar locais muito populares: filas enormes e a deterioração dos pontos turísticos são alguns dos problemas apontados.

💌 Recebeu esta edição encaminhada?
Inscreva-se agora clicando aqui e passe a receber diariamente. É grátis!

O QUE MAIS

TÁ ROLANDO? 👀

Foto: Alain Jocard / AFP

🎯 O turco Yusuf Dikec, ex-militar e dançarino, conquistou a medalha de prata no tiro esportivo e chamou a atenção de todos Jogos Olímpicos de Paris. Dikec viralizou nas redes sociais por seu estilo, dispensando equipamentos especiais.

ECONOMIA E NEGÓCIOS

📦 A Amazon foi responsabilizada por vender produtos perigosos de terceiros, incluindo pijamas inflamáveis e detectores de monóxido de carbono defeituosos. A empresa recolherá mais de 400 mil itens para proteger os consumidores.

👥 Pernambucanas anuncia novo CEO, Ricardo Doebeli. A empresa está passando por uma série de mudanças internas, incluindo um novo acordo de acionistas.

ESPORTES

🥈 Rebeca Andrade brilhou nas Olimpíadas de Paris, conquistando a medalha de prata no individual geral feminino da ginástica artística. Ela chegou muito perto de vencer Simone Biles. Agora, Rebeca possui quatro medalhas olímpicas.

🥈 Também teve prata na marcha atlética. Caio Bonfim ganhou a medalha com um tempo de 1h19m09s, ficando 14 segundos atrás do campeão Brian Daniel Pintado, em conquista histórica para o Brasil.

📱 Os atletas olímpicos de Paris não estão apenas competindo por medalhas, mas também pelo nosso tempo de tela. Para uma experiência completa das Olimpíadas, vale a pena seguir esses atletas no TikTok e aproveitar os bastidores das disputas.

TECNOLOGIA

🗑️ Usuários do Instagram foram surpreendidos ao verem algumas fotos permanentemente excluídas de seus Stories. Um bug no app causou a perda de arquivos e destaques. A Meta informou que o problema foi corrigido, mas os Stories afetados não poderão ser restaurados.

🎲 Novo app de namoro propõe um encontro diferente: jogar online juntos. Lançado ontem, o Date Like Goblins permite que os usuários agendem partidas em jogos como World of Warcraft e conversem via Discord. A ideia é promover encontros mais autênticos e divertidos.

ETCETERA

📒 Os termos que estão moldando as eleições americanas. O que significam “woke", “brat” e “Maga”, conceitos tão falados no período pré-eleitoral dos EUA?

CLICKBAIT

🤪 Confira quais foram os 10 emojis mais usados em 2023.


Quem ama, indica 😍

Clique aqui para recomendar o Zat aos seus amigos pelo WhatsApp!

CINE ZAT

Histórias reais que superam a ficção

O final de semana está chegando e selecionamos documentários que deixariam grandes ficcionistas bem impressionados:

  • Primeiro, Doleira, obra sobre Nelma Kodama, uma personagem pitoresca que tem muito orgulho de sua "trajetória profissional". Com atitude desinibida e autoconfiante, ela conta como se meteu em um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil.

  • Em seguida, Pamela Anderson oferece um olhar íntimo sobre a vida da atriz que foi um ícone de beleza da década de 90. Conheça a mulher por trás da fama, seus desafios e triunfos, e como ela moldou uma era com sua presença magnética.

  • Por fim, A Noite que Mudou o Pop é uma viagem fascinante aos bastidores de um mega sucesso. Acompanhe como estrelas do calibre de Michael Jackson e Bob Dylan se reuniram em uma madrugada mágica e caótica para ensaiar e gravar um hit inesquecível.

Assistiu a algum da nossa lista? Vamos adorar saber o que você achou!

zat.news 🧠

Somos uma plataforma que valoriza a qualidade da informação e a leveza na leitura. Em meio a tantas turbulências digitais, conte conosco para acessar notícias de maneira equilibrada. Nossa curadoria conta com cerca de 100 veículos nacionais e internacionais, para que você possa poupar seu tempo e acessar um conteúdo direto, relevante e interessante. Tudo isso 100% gratuito.

Episode 5 Nbc GIF by The Office

O que achou desta edição?

Login or Subscribe to participate in polls.

Nos vemos na próxima edição 👋 

Chegamos sempre de segunda a sexta, logo cedo. Não se esqueça de checar a caixa de spam e liberar nosso endereço de e-mail, assim você garante nossa visita diária.